Ser Promotor de Justiça ou Procurador da República é uma ambição para muitos bacharéis em direito, por conta da estabilidade, do salário atraente, da independência funcional da carreira ou da vocação. Com tantos benefícios, a tarefa de se sair bem na concorrida prova é um desafio que exige persistência, disciplina e conhecimento. Para participar do concurso, geralmente é preciso que o candidato realize pré-inscrição e inscrição. Para o MPF, as pré-inscrições podem ser feitas no site da instituição.

A fim de efetivar sua candidatura, o candidato deve se apresentar em uma unidade da Procuradoria da República com os originais e cópias autenticadas de documentação oficial, comprovante de pagamento, além de fotos 3 x 4 recentes e instrumento de procuração, se for o caso.

  • Conheça a prova

    No cenário atual, estar bem assessorado nos estudos é imprescindível. Na HC concursos, você pode contar com acompanhamento personalizado para te ajudar a tomar as melhores decisões relacionadas ao seu objetivo profissional de ser aprovado em um difícil concurso ou exame, com transparência e eficiência.

  • A Constituição assegura ao Ministério Público os seguintes princípios:

    Independência funcional – cada membro do MP tem inteira autonomia em sua atuação, sendo a hierarquia considerada apenas para os atos administrativos e de gestão.

    Unidade – os procuradores integram um só órgão e a manifestação de qualquer membro valerá como posicionamento de todo o Ministério Público Federal.

    Indivisibilidade – os membros não ficam vinculados aos processos nos quais atuam, podendo ser substituídos por outros

Os direitos, deveres, garantias e demais normas sobre a carreira dos membros do MPF estão previstos na Lei Complementar nº 75/93, artigos 182 a 265 (Lei Orgânica do MPU). No âmbito dos Estados, as regras são estabelecidas pela Lei Orgânica do MP.

Depois de dois anos de exercício, os membros só podem perder o cargo por sentença judicial transitada em julgado, pois adquirem a vitaliciedade. Também não podem ser transferidos de local sem que concordem com a mudança ou que haja motivo de interesse público (são inamovíveis).

Salário

O salário inicial pode ultrapassar os R$ 25.260,20.

Uma boa preparação para os concursos do Ministério Público envolve a necessidade do candidato conhecer a sua capacidade de leitura, para melhor se programar quanto aos estudos.

É necessário planejar os estudos de modo que o maior ritmo aconteça perto das provas, pois dificilmente se consegue manter uma mesma intensidade de estudos por longo período. É normal, depois de muito tempo em ritmo acelerado, já não se conseguir a mesma concentração ou capacidade de aprendizagem. Pausas programadas de algum dias são sempre recomendadas pela HC concursos.

Perto de provas objetivas é aconselhável ler leis e muita jurisprudência, principalmente resumos dos informativos e súmulas, além de enunciados como os do Conselho da Justiça Federal.Em provas feitas pelo próprio órgão, é recomendado conhecer e estudar a produção acadêmica dos membros da banca, seus livros e principais julgados.Além disso, praticar atividade física e dormir bem são tão importante como a leitura e a realização de exercícios

Vamos falar da sua aprovação?

Como você está estudando? Quanto tempo está buscando aprovação?
Agende uma avaliação e descubra novos caminhos para a aprovação

Endereço: W3 Sul, Quadra 502, Bloco C,
Loja 37, Asa Sul
Brasília – DF, Brasil.
CEP: 70330-530.

Telefone: +55 61 9 8251 9774 (Whatsapp)
E-mail: atendimento@habeascoaching.com.br