Parte VI – A persistência

Após tomar a decisão de estabelecer um propósito de aprovação, escolher o que quer, criar um plano, por esse plano em ação, é necessário prosseguir com persistência.

A persistência é uma virtude humilde. Quem se gabar da sua sem o resultado realizado mostraria simplesmente que ela lhe falta, ou ainda é incompleta. Diga ao mundo o que quer fazer, mas mostre-o primeiro.

A análise que fizemos no Habeas Coaching mostra que os aprovados em grandes concursos tem a capacidade de chegar a um propósito rapidamente, mas não mudaram essa decisão. Os fracassados em concursos tem o hábito de chegar às decisões vagarosamente, mudando as com rapidez e frequência.

A persistência em um propósito de aprovação pode assumir proporções de obstinação, qualidade preferível à vagarosidade em chegar a decisões e rapidez e mudá-las.

O valor da persistência depende da coragem exigida para desenvolvê-la. As grandes decisões foram alcançadas à custa de muita persistência, que muitas vezes envolve abnegação. A persistência traz força para o candidato superar as dificuldades da vida e força-o a pagar o preço exigido. Requer fé e coragem.

Os estudantes que tem persistencia sabem o que querem e, geralmente, o obtêm. Aprovados, em qualquer idade, decidem com rapidez e firmeza. Eis a principal razão de serem líderes. O mundo tem por hábito dar lugar àqueles cujas palavras e ações demonstram que sabe para onde vai.

Firmeza e persistência sempre requer esforço e suor. O estudante que toma uma decisão firme para procurar um determinado emprego e fazer com que a vida lhe pague o preço que exige não se arrisca, mas obtém o que deseja. A aprovação não está ao alcance da pessoa que deixa ou se recusa a esperar, planejar e exigir de si mesmo a vitória. A mente persistente harmoniza-se com a vitória. É ela que eliminará certas fraquezas que estão entre você e seus objetivos. Sua persistencia se desenvolverá num poder respeitado, provado e progressivo.

No HC, acreditamos que a base da persistência é o poder do querer. A maioria dos estudantes está pronta para desistir dos concursos ao primeiro sinal oposição ou má-sorte. Os aprovados continuam, apesar da dificuldade, até a vitória.

Falta de persistência é fraqueza comum à maioria dos homens. Contudo, com esforço pode ser vencida. A facilidade com que a falta de persistencia pode ser vencida dependerá inteiramente da intensidade da disposição de cada um.

O ponto de partida de toda aprovação é o propósito. Mantenha isso em mente. Propósito fraco produz resultado fraco.

Se se achar fraco em persistência, o estudante pode contar com as instruções contidas no programa de coaching do HC. Cerque-se de um grupo de pessoas especialistas no assunto e, através do esforço cooperante desse grupo, poderá desenvolver persistência. Siga as instruções até a disciplina mental ser realizada. Desse ponto em diante, você não será prejudicado pela falta de persistencia.

Para conseguir resultados, o estudante precisa seguir todas as regras, até que sua aplicação se torne hábito fixo.

Repetimos, para conseguir resultado, é preciso persistir e aplicar todas as regras metodológicas, até que sua aplicação se torne hábito fixo. De nenhuma outra forma o estudante poderá desenvolver a necessária consciência da aprovação.

Entenda o significado total das virtudes essenciais para aprovação em concurso e compreenderá a importância na acumulação de nomeações. Sem persistência, você será derrotado, antes mesmo de começar. Com persistência, vencerá.

A dificuldade é superada passo a passo. Os que cultivam a virtude da persistência estão seguros. Não importa quantas vezes sejam derrotados por provas, chegam, no final, à aprovação. Quem continua a caminhada alcança e são recompensados.

Nós no Habeas Coaching, que vemos atendemos centenas de alunos todos os meses, vemos o numero assustadoramente grande dos que são derrotados. Vemos poucos que aceitam o castigo da derrota temporária como impulso para um esforço maior. Vemos o poder silencioso, porem irresistível, que vem salvar os que continuam lutando, mesmo em face das adversidades. Uma coisa nós sabemos, se não se possuir persistencia, não se alcança a valiosa aprovação.

Adquira persistencia e serás vitorioso. A persistência é resultado do hábito. A mente absorve e se torna parte das experiências diárias, nas quais se alimenta.

About Thiago Calazans

Thiago Calazans é Advogado da União e coach, fundador do Habeas Coaching, uma escola pioneira e referência nacional em coaching aplicado aos concursos públicos, produtividade e excelência comportamental de estudantes. Além de empreendedor e agente público Federal, é escritor e especialista em comunicação, autoconhecimento, marketing digital e infonegócio. Foi aprovado em diversos concursos, entre eles a Defensoria Pública do DF, Procuradoria do Município de Maceió e Técnico Judiciário do TRF5.