Parte V – A disciplina

Após abordamos as quatros virtudes cardeais para o estudante de excelência que visa ser aprovado em grandes concursos jurídicos, iremos falar sobre disciplina.

A disciplina é a mais desejada virtude entre os estudantes para concursos públicos. Não é, no entanto, a mais fácil. Porque seria? Há prazeres difíceis ou raros, que nem por isso são menos agradáveis. Talvez sejam até mais. No caso da disciplina, a satisfação surpreende menos que a dificuldade.

A disciplina vem através do autocontrole, o que significa que se deve controlar todas as qualidades negativas. Antes de poder controlar as condições de estudo, o estudante precisa controlar a si mesmo. Se não vencer seu eu, será vencido por ele.

Desta observação decorre a máxima de que o sucesso começa após com uma mente disciplinada. Quando falamos de disciplina, falamos de ordem, falamos de organização, de sistematização.

Através de diversas ferramentas, o Habeas Coaching cria um ambiente favorável ao seu aluno para obtenção de maior disciplina, de um maior auto-controle.

Se um dos segredos da aprovação nos concursos é ter disciplina, como eu estabeleço disciplina no início e no desenvolvimento dos estudos de alto desempenho?

Primeiro passo é aprender a dizer não. Com efeito fera, existem diversas oportunidades. Todos os dias nos deparamos com várias oportunidades de negócio, de iniciar novos projetos, de sair com os amigos, de propostas de trabalho novos, mas os aprovados dos grandes concursos tornaram-se vitoriosos porque souberam dizer não. Não perderam o foco. E para não perderem o foco dos estudos, disseram não a diversos projetos, a diversos amigos, a diversos compromissos secundário. Disseram não ao que não traz e agrega valor aos estudos. Se você quer ter sucesso, discipline-se e diga não ao que não traz vantagem aos seus propósitos.

A disciplina traz senso de responsabilidade. A responsabilidade traz a visão do que é prioridade na sua vida. Com a disciplina, o estudante de alto desempenho sabe qual é a tarefa do seu dia mais importante. Qual a ação mais relevante e que facilitará a realização de todas as outras. Qual a ação que hoje, vai trazer resultado relevante para meu propósito de aprovação?

Se todos os dias o estudante se disciplinar e estabelecer o que precisa ser feito como prioridade para agregar ao seu propósito, invariavelmente haverá prosperidade. A disciplina traz foco, concentração. É possível sim ser vitorioso. Se outras coisas vem, e dizemos não, estaremos na frente da maioria dos candidatos. A disciplina trará isso, trará liberdade, trata aprovação.

Com visão clara e disciplina, o estudante tem a capacidade de mudança, de autoconhecimento.

Muitos estudantes tinham uma visão clara de seu objetivo, tinha certeza do que queriam mas não foram vitoriosos por falta de disciplina. A disciplina é comportamental. Precisa de calor, de incandescência de dia-a-dia, de exercício.

Quando o estudante fala sobre os concursos, lê sobre os concursos, se relaciona com pessoas que tenha o mesmo objetivo de aprovação, que querem a mesma coisa aumentam sua disciplina e a certeza de sua aprovação.

E mais, a disciplina condiciona a mente a pensar sobre os planos de aprovação, sobre o próximo passo, sobre o que fazer. O estudante acorda e dorme pensando sobre o tema, estimula seu sentimento, sente a aprovação cada vez mais próxima, se motiva.

Nossa disciplina precisa ser consistente. Falando, sentido e trabalhando todo o tempo em busca da consecução do objetivo de aprovação.

Seja disciplinado até o dia em que seu propósito de aprovação esteja inteiramente realizado. Neste dia, não haverá retrocesso.

About Thiago Calazans

Thiago Calazans é Advogado da União e coach, fundador do Habeas Coaching, uma escola pioneira e referência nacional em coaching aplicado aos concursos públicos, produtividade e excelência comportamental de estudantes. Além de empreendedor e agente público Federal, é escritor e especialista em comunicação, autoconhecimento, marketing digital e infonegócio. Foi aprovado em diversos concursos, entre eles a Defensoria Pública do DF, Procuradoria do Município de Maceió e Técnico Judiciário do TRF5.