was successfully added to your cart.

Série Virtudes

De todas as virtudes, a confiança é sem dúvida uma das mais raras. A confiança é qualidade comum aos heróis, aos grandes homens e aos aprovados em concursos públicos. Ela é necessária no trabalho, nos estudos, no seu novo emprego público, nos seus relacionamentos, nas decisões que irá tomar na vida.

Sem confiança, ou autoconfiança, nada acontece. A confiança é a força motriz que traduzirá nossos pensamentos, sonhos e propósitos em realidade, em seu equivalente físico.

Há milhares de estudantes que se vêem condenados ao fracasso e ao insucesso, por alguma força estranha, sobre o qual acreditam não ter controle. A falta de confiança é tão grande que invariavelmente paralisam-se diante da vida. Ficam atônicos.

A confiança, portanto, é o elemento que determina a ação criativa. É o que impede a paralisia, o engano. A mente dominada pela confiança torna-se abrigo favorável ao poder da ação.

Confiança é o que dá vida e ação aos propósitos. É o instrumento emocional da vitória, da aprovação. É a base de todos os resultados positivos nos concursos públicos.

Fazendo um levantamento de pontos fracos e fortes, muitos estudantes chegam a conclusão que sua maior fraqueza é a falta de confiança em si mesmo.

Ainda bem que essa desvantagem pode ser superada e a timidez transformada em coragem, através a simples aplicação de alguns princípios, técnicas e ferramentas, base de nossos trabalhos aqui no HABEAS COACHING.

Para o ganho de confiança, nada melhor do que realizar. Realizar pequenas ou grandes coisas, mas realizar. Para se conseguir o que quer, os resultados desejados, os propósitos estabelecidos, é necessário muita ação, fazer o que deve ser feito.

Da confiança deriva a proatividade. Você está levando a vida que você?

Começar algo e terminar algo é importantíssimo para o desenvolvimento da confiança. Seja um objetivo grandioso ou uma simples tarefa, com ler um livro até o final. Não importa o que, mas faça, realize, sinta o prazer por concluir uma missão, pequena ou grande. Conduza seus objetivos até o fim. Depois, celebre todas as conquistas realizadas. Pequenas realizações produzem, geram, grandes realizações. Esse é um estilo de vida que implantamos no dia a dia de nossos alunos no Habeas Coaching Concursos.

Não se preocupe com o erro. Não se puna. Acredite, o erro é necessário no processo de aprendizado. Os grandes realizadores concentram-se no processo de resolução, e não no resultado da tarefa ou propósito. Aceite o erro, aceite que é humano e se tornaras cada dia mais confiante. Não se paralise.

Pessoas que não realizam também não erram. Mas não tente, realize. Aceite que você pode aprender com seus erros e continue. 

Os aprovados em grandes concursos certamente erraram bastante.

Planeje, pense, trace objetivos. Metas semanais, metas mensais, metas de médio prazo. Metas de aprovação. Esse deve ser o seu diferencial.

Acreditamos que todos os estudantes tem capacidade de atingir o objeto do seu propósito. Incentive-se e monitore suas ações até que elas se tornem persistentes e contínuas. Esse comprometimento faz toda a diferença.

É preciso estar seguro de si antes da aprovação. Os concursos não são sempre vencidos pelos mais inteligentes ou mais rápidos. Cedo ou tarde, o estudante que vence é o estudante que pensa que pode vencer. A confiança remove as limitações.

Você é o único responsável pela sua aprovação. Tenha consciência de suas qualidades, busque a confiança e serás vitorioso.

About Thiago Calazans

Thiago Calazans é Advogado da União e coach, fundador do Habeas Coaching, uma escola pioneira e referência nacional em coaching aplicado aos concursos públicos, produtividade e excelência comportamental de estudantes. Além de empreendedor e agente público Federal, é escritor e especialista em comunicação, autoconhecimento, marketing digital e infonegócio. Foi aprovado em diversos concursos, entre eles a Defensoria Pública do DF, Procuradoria do Município de Maceió e Técnico Judiciário do TRF5.